Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - ENEM PPL 2009 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2009Biologia

(ENEM 2009) Uma colônia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, após ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no chão. Ali dará origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colônia. As fêmeas geradas poderão ser operárias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas. Os machos provêm de óvulos não fertilizados e vivem aproximadamente uma semana. As operárias se dividem nos trabalhos do formigueiro. Há formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operárias que retiram dejetos da colônia e são responsáveis pela manutenção ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colônia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha. MELO, A. Como funciona uma sociedade de formigas? Disponível em:http://www.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 21 fev. 2009 (adaptado). Uma característica que contribui diretamente para o sucesso da organização social dos formigueiros é:

Questão
2009Biologia

(Enem cancelado 2009) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicao oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da gerao inicial (P) possuam dois fatores dominantes iguais para essa caracterstica (VV), e as plantas de flores brancas possuam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira gerao de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinao que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores so vermelhas, como distinguir aquelas que so VV das que so Vv?

Questão
2009BiologiaFísicaQuímica

(ENEM- 2009) A gua apresenta propriedades fsico-qumicas que a coloca em posio de destaque como substncia essencial vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades trmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporizao. Esse calor latente refere-se quantidade de calor que deve ser adicionada a um lquido em seu ponto de ebulio, por unidade de massa, para convert-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da gua igual a 540 calorias por grama. A propriedade fsico-qumica mencionada no texto confere gua a capacidade de

Questão
2009Biologia

(ENEM 2009) Suponha que o chefe do departamento de administração de uma empresa tenha feito um discurso defendendo a ideia de que os funcionários deveriam cuidar do meio ambiente no espaço da empresa. Um dos funcionários levantou-se e comentou que o conceito de meio ambiente não era claro o suficiente para se falar sobre esse assunto naquele lugar. Considerando que o chefe do departamento de administração entende que a empresa é parte do meio ambiente, a definição que mais se aproxima dessa concepção é:

Questão
2009Biologia

(ENEM 2009) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicao oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da gerao inicial (P) possuam dois fatores dominantes iguais para essa caracterstica (VV), e as plantas de flores brancas possuam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira gerao de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinao que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores so vermelhas, como distinguir aquelas que so VV das que so Vv?

Questão
2009Biologia

(Enem simulado 2009) O gráfico a seguir ilustra, de maneira hipotética, o número de casos, ao longo de 20 anos, de uma doença infecciosa e transmissível (linha cheia), própria de uma região tropical específica, transmitida por meio da picada de inseto. A variação na densidade populacional do inseto transmissor, na região considerada, é ilustrada (linha pontilhada). Durante o período apresentado não foram registrados casos dessa doença em outras regiões. Sabendo que as informações se referem a um caso típico de endemia, com um surto epidêmico a cada quatro anos, percebe-se que no terceiro ciclo houve um aumento do número de casos registrados da doença. Após esse surto foi realizada uma intervenção que controlou essa endemia devido

Questão
2009Biologia

(ENEM 2009) Quando adquirimos frutas no comrcio, observamos com mais frequncia frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas tm grande apelo comercial e so preferidas por uma parcela cada vez maior da populao. Em plantas que normalmente so diploides, isto , apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das tcnicas de produo dessas plantas triploides a gerao de uma planta tetraploide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reproduo dessa planta com uma planta diploide normal. A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentar uma grande dificuldade de gerar gametas viveis, pois como a segregao dos cromossomos homlogos na meiose I aleatria e independente, espera-se que:

Questão
2009Biologia

(Enem PPL 2009) Os lquens so associaes simbiticas, geralmente mutualistas, entre algas e fungos. Como alguns desses organismos so muito sensveis poluio ambiental, os liquens tm sido usados como bioindicadores da qualidade do ar. Suponha que determinada rea apresentava grande diversidade de liquens. Porm, aps a instalao de uma indstria no local, que passou a emitir grande quantidade de poluentes atmosfricos, tenha-se observado o aumento da abundncia de certos liquens, mas uma reduo geral da diversidade dos liquens. A queda da diversidade de liquens relatada acima

Questão
2009Biologia

(Enem cancelado 2009) O ciclo da gua fundamental para a preservao da vida no planeta. As condies climticas da Terra permitem que a gua sofra mudanas de fase e a compreenso dessas transformaes fundamental para se entender o ciclo hidrolgico. Numa dessas mudanas, a gua ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando j foi absorvido calor suficiente, algumas das molculas do lquido podem ter energia necessria para comear a subir para a atmosfera. Disponvel em: http://www.keroagua.blogspot.com. Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado). A transformao mencionada no texto a

1-9 de 9